Terrenos impróprios para...

... tornar-se útil a si mesmo, mais do que para os outros. Essas frases feitas têm me incomodado. Elas retratam aquilo que eu ainda não sou e tento ser. Não sei bem o que deu em mim pra imaginar ser poeta ou mesmo me sentir melhor do que os outros só por ter uma facilidade pra rimar algumas muitas palavras bonitas. Não, talvez eu não seja melhor ou tenha algum tipo de dom como pensava. Imagino que todos no fundo devem pensar isso, mas não tem coragem ou acham mesmo desnecessário falar esse tipo de coisa para os outros. Sejam amigos, conhecidos ou colegas de trabalho. Quem vai acreditar que eu e você temos um dom especial. Facilidade pra lidar com arte e assim ‘’ganhar dinheiro fácil’’. Como eu odeio essa expressão. Repugnante a inveja e o descaramento na boca dos que dizem isso.
Insalubre terreno é aquele que desde sempre não foi bem cultivado. E agora carrega suas marcas em seu subsolo podre onde nada é capaz de crescer, evoluir, viver uma vida próspera e tranqüila. Sem muitas discussões supérfluas ou qualquer forma de tornar inútil e desagradável um momento que poderia ser uma ascenção. Chegar ao clímax da felicidade é uma tarefa impossível para as plantas que vivem em terrenos... Como esse. Terrenos onde hoje os Homens regam seus frutos. Poucos frutos para muitos Homens. E como é de se esperar, é claro que a maioria desses Homens ficará sem frutos, e morrerá de fome, assim como as plantas morrem sem água num terreno... Como esse. É, tem gente morrendo todos os dias, seja por excesso ou falta de água. Mas ainda me sinto como num deserto a procura de um oasis. Ilusões nos fortalecem, muito mais do que pensamos. Aquele momento em que é avistada uma mini floresta entre uma imensidão de areia, ou quando o cara que fica no mastro diz: Terra à vista! Depois de meses em alto mar. As ilusões são demais tentadoras para serem recusadas. Viver como uma planta é se desiludir, e se privar de todos esses prazeres mascarados. Ainda que momentâneos, eles nos fazem sentir mais vivos.
Há os que acreditam nunca se iludirem, como as plantas. Pois veja lá. Nós não somos assim tão diferentes daquelas maravilhas esverdeadas. Não somos diferentes de nenhum desses animais irracionais a nossa volta. Se é que podemos nos auto-intitular racionais. Se podemos é porque alguns poucos homens brilhantes puderam provar isso com palavras. E ainda dizem por aí que atitudes valem mais do que elas, a maior invenção do Homem, a comunicação. Acho que eu discordo e com muito prazer pois as palavras certas com a devida atuação do locutor, é um balde de água fria para o ignorante que fica sem o que dizer, e parte para aquilo que desde o início eu tentava mostrar. A principal forma da maioria dos Homens de se expressar. Não é mesmo meus caros religiosos fanáticos? Pois é, a ignorância nos cerca desde muito tempo. Ela faz parte do cotidiano dos homens e mulheres que a negam até seu último músculo estar doendo. É claro que ninguém vai aceitar ser comparado a um macaco – e não estamos falando no sentido racista, mas no intelectual - e deixar tamanha desonra e falta de respeito atingir seu suposto posto superior de ser humano. Um ser superior que conquistou não só as terras, mas os mares e o céu. Este devido homem que faz parte da espécie que dominou o mundo não pode tolerar ser humilhado e por assim dizer, sentir-se obrigado a usar a única força que de fato têm.
Ela mesma leitor. A ignorância é um bem assim como o intelecto. É esta que faz seu hospedeiro destacar-se em seu convívio social. E sem este concordemos que a nossa doce família torna-se chata, barulhenta, invasora de privacidade. No âmbito profissional pode se tornar um estorvo. Se não conseguires usar a lógica do pensamento racional, não é qualquer organização, empresa ou instituição que vá aceita-lo. Mas novamente ora veja, o ignorante sensato é perfeito quando se trata de tirar o mal pela raiz. E não me entendam mal quando me refiro a determinada ignorância que não significa não saber ler ou escrever, ou falar com um mínimo de eloqüência e se virar na vida afora e conseguir uma casa confortável. Pelo amor que eu tenho por mim mesmo e naqueles poucos em quem confio, a ignorância está em todas as mentes fechadas que ainda, aos bilhões, existem.


Comentários
Postar um comentário