O Rock não acabou

Mas que felicidade, hoje é dia mundial do Rock, nada melhor para se escrever do que ele mesmo. Esse mês compensarei a minha falta de postagens nos ultimos meses, então antes de julho acabar, postarei mais coisas lol.
Pois bem, com tantos dias no ano, pq 13 de julho? Bom, há exatos 25 anos, em 13 de julho de 1985, ocorreu um dos festivais mais importantes da história da música, o Live Aid, feito para arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. O sucesso do evento foi tão grande que a ONU decretou que este dia passaria ser o dia mundial do Rock.
Mas nao é dessa época que eu quero falar, e sim dos dias de hoje, nao só do Rock, mas daqueles que o seguem como um estilo de vida. Pq será que ultimamente eu ouço pessoas dizerem que o Rock acabou? Pq hoje em dia não existem bandas como antigamente? Que fique bem claro com essa postagem que esse pensamento é muito errado. Dizer que o Rock acabou é típico daqueles mais velhos, que viveram sua juventude nos anos 70 e 80, a ponto de dizer que o Rock atual é um lixo. Eu tenho que discordar fortemente desse pensamento arrogante. Interpretei essa visão de um jeito que aqueles que hoje curtem as bandas atuais como eu, concordarão.
Como alguem tem coragem de dizer que Queens of the Stone Age, Foo Fighters, Pearl Jam, Avenged Sevenfold e Green Day não fazem um belíssimo Rock? Com certeza por puro orgulho a ponto de dizer que ''nao se faz mais Rock como antigamente''. Este é um tipo de pensamento que vem de uma cabeça fechada. Pq diabos o Rock atual tem de ser como o de antigamente? Pq o Muse tem de fazer um Rock parecido com o do The Who?
Esse é o tipo de pergunta que poucos se fazem. É muito diferente dizer que antigamente o Rock era melhor. Isso é um fato, mas dizer que hoje em dia o Rock acabou, é uma grande falácia.
Se nao houvessem bandas como The Doors, Cream e Iron Maiden, com certeza muitas bandas atuais perderiam muita influência e assim, muita qualidade que elas absorveram de bandas como as citadas, dos anos 60 e 70. Mas esse fato não lhe dá o direito de subestimar o Rock atual. O que mais fere o coração de muita gente e as fazem dizer que o Rock acabou, são alguns tipos de bandas que tem uma qualidade bem inferior ao que se era acostumado ouvir, ao exemplo cito All Time Low, Metro-Station, Nx-Zero e mais recentemente, COISAS ABOMINÁVEIS como Restart e Cine. A questão é, POUCAS bandas eu classificaria no nível destas. O Rock atual NÃO é feito de bandas como estas, mas como as citadas anteriormente. Essa generalização na hora de pensar no Rock atual é que me arranca o fígado.
Eu quero arriscar outro argumento. Vejamos, o Rock própriamnte dito surgiu no final dos anos 40, fenômenos como Chuck Berry e Muddy Waters faziam do Blues, o novo Rock n Roll. Mas só tornou-se realmente popular com o Elvis. Ou seja, daí em diante, os primeiros a fazer um bom trabalho, como Beatles, Cream e Yardbirds, tornaram-se aqueles mais influentes para as gerações seguintes. O mesmo aconteceu com o Hard Rock e o Heavy Metal dos anos 70. O que difere a nossa geração das outras, é exatamente a cabeça do adolescente atual. As COISAS ABOMINÁVIES que vemos hoje em dia é em prol do MAL GOSTO dos jovens para a música. Aquele argumento de que gosto é gosto, cada um ouve o que quer é patético, só uma desculpa para ouvir merda. Música é uma influência cultural e psicológica muito forte. Amigo, se vc gosta de ouvir merda, vc será terá uma cabeça de merda. Nem venha me dizer que ''Aposto um beijo que vc me quer'' é um Rock de qualidade. ''Ain, mas é power pop seu babaca.'' Eles fazem aquilo com uma guitarra, baixo, teclado e bateria. Isso é mais do que suficiente para se fazer algo que não machuque os ouvidos.
Enfim, para finalizar quero deixar outro fato que fez o Rock perder um pouco do seu poder nessa última década. Seu maior rival, a música Pop. Acho que quanto a isto não é preciso comentar mais nada certo?


Realmente,muita gente confunde o "rock" com "pop". Dizer que Cine é rock,é a mesma coisa que falar que a Lady Gaga é heavy-metal.È ridiculo!
ResponderExcluirMas enfim,o que mais importa,é que existe e sempre vai existir,bandas que ao certo,vão acompanhar varias outras gerações.
Feliz dia Mundial do Rock,para todos.
O maior problema não é ficar diferenciando o que é pop e o que o rock, o maior problema é que a juventude é ignorante no aspecto musical, em geral, e acha que pra ser aceito na sociedade tem que seguir tal padrão imposto pela mídia escutando essas bandinhas de merda, que são na verdade produtos pra indústria têxtil e só, pq musicalidade deles e conteúdo é zero.
ResponderExcluirAdolescentes são facilmente manipulados pela mídia, logo o Pop, que é o que a mídia tenta vender, é mais popular entre os jovens atuais, fazendo do Rock um utensílio apenas para aqueles que ouvem o Rock.
ResponderExcluirIsso ocorre porque o maldito capitalismo fez os donos de mídia descobrirem que podia lucrar mais com o público jovem dos 11 aos 15 anos, que estão entrando no mundo da música agora e por isso são facilmente manipulados, que são os que mais compram cd.
Para atingir esse público foi só colocar jovens bonitos com uma guitarra na mão cantando músicas com letras adolescentes, achando que estão fazenso rock.
Logo, essa medida de tentar transformar o Rock em Pop está acontecendo hoje porque a demanda de venda é o Pop.
Mas como o mundo da música tem fases, principalmente o mundo do rock, espero que no futuro o Rock volte a ser bom como já foi.
po, mando muito Andrei
ResponderExcluir